Você apoia a direita ou esquerda




De onde vem o termo direita e esquerda

você com certeza já deve ter ouvido falar em esquerdistas e direitistas
mas muitos se confundem, e poucos sabem oque realmente significa esses termos

então vamos dês do inicio

em 1789 na frança durante a revolução no império de napoleão Bonaparte havia a divisão dos membros da assembleia nacional
os partidários do rei ficavam a direita, e simpatizantes da revolução ficavam a esquerda.
os partidários do rei eram fieis a religião e ao rei, prezavam pelos costumes, e a separação entre os dois grupos, se dava ao fato dos gritos e palavrões que os simpatizantes da revolução não continham como modo de provocar os que eram fieis ao rei.
entretanto, a direita não concordava com a divisão, pois apoiava a livre opinião de todos deputados, fosse por interesses próprios ou gerais, para que não se formasse grupos ou facções (partidos)

em 1791 a assembleia nacional foi substituída pela legislativa, mas a divisão continuo, com os "inovadores '' sentando no lado esquerdo, os moderados no centro e os defensores da constituição a direita.
 com o passar do tempo, e quedas de governos, a posição dos assentos foram se modificando, criando graduações, como centro-esquerda, extrema-esquerda, e assim por diante...
mas o termo direita e esquerda continuou sendo usado para definir as crenças de deputados.

entre as divisões estão:
 esquerda que inclui progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas socialistas, democrático-socialistas, libertários socialistas, secundaristas, comunistas, anarquistas entre outros

enquanto a direita inclui capitalistas, neoliberais, econômico-libertários, conservadores, reacionários, neoconservadores, anarco capitalistas, monarquistas, teocratas (incluindo parte dos governos islâmicos), nacionalistas, fascistas, e nazistas.

basicamente se denomina como direita partidos que querem conservar os interesses do pais como modo geral, seja baseado na religião, economia, bons costumes, ou direitos do povo, tendo a própria politica como forma de alcançar seus objetivos.

já a esquerda se baseia no conceito de igualdade, onde tudo deve ser igual, mas de forma forçada, com revoluções, atos de protesto, sempre de forma agressiva, e prega uma doutrina de armamento e tomada de poder a força...

nos dias de hoje, predomina na direita o capitalism e o socialismo na esquerda, mas muitos partidos ou politicos evitam tomar uma posição, tendo opiniões divergentes a ambos os lados, tentando ocupar um lugar "ao centro"
mesmo assim, com aqueles que estão "no meio" não ha um acordo entre todos, por isso, muitas vezes é usada a denomina de direita e esquerda, por haver uma predominância de opinião para um dos lados, mesmo que eles não se considerem assim.

minhas considerações.
nos dias de hoje onde o capitalismo toma o mundo, tudo que não esta bom parece ser culpa deles, mas apesar do sistema defendido pela direita muitas vezes não beneficiar certos grupos, tem sido um método que funciona para a maioria, enquanto ideias, propostas e ações de partidos esquerdistas, se mostram cada vez mais falhos e sem sentidos, usam de palavras de ordem, se fazem de vitimas, e seduzem, principalmente jovens a sair as ruas pra lutar por algo que nem eles mesmos sabem oque é.
realmente tudo começou a funcionar no mundo a partir do capitalismo pleno, e os esquerdistas sempre lutaram contra isso, e hoje so defendem leis que lesam o povo, principalmente o trabalhador...

leia tambem  O que da pra aprender com a greve da pm

Comentários